17 de março de 2008

"Come-o, feliz, sã, gloriosa, cheia..."

"Disse fêmea
Mulher feita
Disse fêmea
Disse cresce
Disse muda
Perde a estúpida inocência
Dia após dia
Para aonde ia
Disse fêmea
Mulher feita

Mal eu sabia
Que a vida rouba os sonhos
Mal eu sabia
Que o mundo nos desmama
De paixões surdas,
Cava na cara
Sulcos secos,
Sulcos secos

Disse fêmea
Mulher feita
Faz-te fêmea
Ama-te a ti mesma
O mundo espera
Cheio de tudo

Come-o, feliz, sã, gloriosa, cheia
Diz-te fêmea
Mulher feita

Eu não sabia
Que nascemos sombras
Eu não sabia
Que todos têm medo
De falhar, de perder
Não há braços de fêmea
Para embalar
O mundo

Disse fêmea
Mulher feita
Acabou-se o que era doce
Acabaram-se os amantes
O preço da mão estendida é
A pagar, a pagar,
Mais cedo ou mais tarde
Não repitas os meus erros
Menina feita mulher

Disse fêmea
Mulher feita
Disse fêmea
Disse cresce
Disse muda, muda, muda
Perde essa estúpida inocência
Dia após dia,
Após dia,
Para aonde ia
Disse fêmea
Menina feita mulher

Menina feita mulher

Menina feita mulher."


hoje o dia começou com mais frio que o habitual e com um "Disse fêmea" a berrar-me aos ouvidos... vou reter duas coisas desta música: "perde a estúpida inocência" (nem tudo o que me dizem é a verdade... às vezes, tantas vezes, serve só para ver se estamos atentos...); "ama-te a ti mesma, o mundo espera... cheio de tudo" (como alguém me dizia há uns dias, se eu não gostar de mim, quem gostará?)

acho que preciso de reter outra coisa: há meninas, há mulheres e há fêmeas... as meninas são engelicais, mas apenas meninas... as mulheres conseguem englobar a anterior, mas tem-na esquecida... a fêmea engloba todas as anteriores e tem-nas em equilibrio... utiliza cada uma quando assim o entende... é, de facto, talvez resida aqui a pequena grande diferença de que se falava... há meninas, há mulheres e há fêmeas... a melhor? nao se coloca a questão... apenas diferentes (já que não admito comparações! ponto!)

e acho que tenho de falar de outra coisa (as ideias que uma musica nos suscita!): o Jorge Palma vai estar por terras de Aveiro no próximo Sábado... acho que vou lá dar um pulinho e ver (mais uma vez, diriam alguns...) o concerto do Jorge Palma... pode ser que "arraste" comigo as estrelas... é sempre uma boa oportunidade de ouvirmos alguns dos nossos poemas preferidos...

*

Sem comentários: