20 de março de 2008

Bem-vinda, Srª D. Primavera...



hoje começa a Primavera! sobre a Primavera, o que me apraz dizer? que até escapa... gosto porque os dias ficam maiores, gosto porque há mais luz, gosto porque os passeios se tornam mais agradáveis... gosto porque o céu azul fica, definitivamente, melhor nas fotografias... gosto porque a relva parece mais verde e porque está mais quentinho (mas não em demasia, o que me agrada muito!)...


o que dispensava perfeitamente: os pólens, esses marotos que decidem dançar ao sabor do vento e vir aterrar, com precisão cirurgica, nos "narizes" do povo que tem "rinites", "asmas"e afins... e pronto, lá nos metemos nós com o Aerius, o Zyrtec e os Visadrons! e depois temos crises e ficamos chateados porque não conseguimos respirar, falar e cantar! (na última que tive parecia um aspirador!! o que me vale é ter "à mão de semear" um fisioterapeuta para me fazer expansões do tórax! :P)


enfim... gosto das flores, também... áté das abelhinhas (zzzz sou uma abelha, ando à procura do mel! pousa aqui, pousa ali!)... e gosto, particularmente, das andorinhas que teimam em aparecer lá em casa, a cada nova Primavera... é bonito assistir à (re)construção do ninho, ao nascimento dos filhotes e à partida...


mas os desgraçados do polens estragam esta "harmonia" toda! enfim... aguenta Ana Rita!

mas há outra coisa que me deixa triste na Primavera... é a partida do Inverno... adeus, Sr, Inverno... até pró ano (cá dentro, havemos sempre de coexistir... tu mais frio, eu mais quentinha... sempre a contrastar-te o frio com uma mantinha quentinha ou uma lareira...)

e, peço perdão, mas hoje acordei com uma música na cabeça!! faz-me lembrar os meus tempos de lenço azul ao pescoço (há uns aninhos atrás!) em que cantavamos (fosse que estação do ano fosse!) a plenos pulmões:
"quando o teu corpo transpira
e a vida se torna diferente
quando a tua alma respira
e o teu coração não mente
tu sabes que ela chegou
na erva podes rebolar
o tempo da esperança voltou
e agora tu podes cantar
Primavera, ohoh Primavera (Primavera)
dá-me a alegria p'ra viver essa esperança contigo! oh oh oh"
esta música faz-me sempre sorrir!! :) *

Sem comentários: